quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Coelho Sabido: Jardim (1999)


        A análise de hoje é sobre um jogo quaaaaase desconhecido, do qual o grande público provavelmente nunca ouviu falar. Mas para a pequena porção de pessoas aleatórias que tiveram a sorte de jogar Coelho Sabido durante a infância, trata-se de um jogo extremamente especial, que desperta — além de muito carinho — memórias e aprendizados.
        Mas perceba: existem vários "Coelhos Sabidos", pois se trata de uma franquia de jogos. Alguns dos principais títulos são: "Maternal" (1998), "Jardim" (1999), "1º Ano" (1999) e "2º Ano" (1999), dentre outros. A Wikipédia nos explica melhor:

        "Coelho Sabido" ("Reader Rabbit" no original) é uma franquia de software educativo criada em 1986 pela The Learning Company. Esta série representa atualmente a maior parte de uma franquia de títulos baseados em currículo escolar ; os jogos possuem recursos do maternal até o segundo grau; porém, os jogos a partir do 4º ano são contemplados pela série "Os Caça-Pistas".

        Como você pode ver pelo título desta análise, aqui estaremos falando apenas do "Coelho Sabido: Jardim" (1999), voltado para crianças de 3 a 5 anos — que foi o único da franquia que eu joguei, lá pelo início dos anos 2000.

        Na época, embora os computadores (com Windows 95, 98 ou ME [Millennium] e sobretudo o famoso Windows XP) já fossem uma realidade da classe média brasileira, ter internet em casa ainda não era. Desta forma, para jogar jogos, você tinha que comprar um CD-ROM, ou seja : "uma mídia física, semelhante aos antigos CDs de música, usado para armazenar jogos, software e outras informações. Um disco óptico de leitura, um antecessor dos DVDs e pendrives, que permitia a leitura de dados, mas não a gravação de novas informações."
        Meus pais compraram o CD — de algum vendedor ambulante ("camelô") em São Paulo (capital) — para que eu pudesse, então, instalar o software do jogo no PC, antes de poder jogar. No que diz respeito a tecnologia, as coisas não eram tão fáceis como hoje em dia, em que você pode simplesmente baixar o jogo gratuitamente com um simples link (281,7MB em formato .ISO).

        E então, um mundo infantil de diversão e aprendizagem se abriu diante dos meus olhos, no monitor de tubo da época. Sobre o jogo, a Inteligência Artificial nos explica :

        "Coelho Sabido: Jardim" (1999) é um jogo educativo voltado para crianças de 3 a 5 anos. O título original é "Reader Rabbit: Preschool" (1998). O jogo acontece em um parque de diversões onde o jogador deve realizar uma série de atividades para conseguir ingressos para o parque. As atividades são divididas em cinco partes do parque: Clube dos Números, Petiscos ABC, Cabana das Formas, Bandinha dos Conjuntos e Jogo da Memória.
        O jogo tem como objetivo desenvolver habilidades como contar, identificar números, associar quantidades a números, reconhecer letras, construir vocabulário, associar letras a sons, ordenar por atributos, reconhecer cores, comparar formas, desenhar e colorir, criar sequências etc.
        De fato, dentre os jogos educativos que eu já joguei em toda a minha vida, nada chega perto de Coelho Sabido. Isso porque, além de ser educativo em proposta e essência, esse jogo também é divertido, encantador e carismático. Jogar Coelho Sabido realmente é se transportar para essa realidade colorida e pedagógica que torna a aprendizagem uma experiência inesquecível. E nós, que éramos crianças e hoje não somos mais, guardamos as memórias de Coelho Sabido no cantinho mais aconchegante dos nossos corações, junto à nossa criança interior. Ou seja, na terra da nostalgia, Coelho Sabido é rei. Há poucos jogos tão nostálgicos como Coelho Sabido: Jardim. Isso se reflete em sua estética, músicas, falas... Cada pedacinho do jogo nos lança de volta à nossa infância.
        É realmente triste que um jogo tão especial e bem feito tenha quase se perdido no tempo. A presente análise é a minha pequenina contribuição para que Coelho Sabido não caia no esquecimento. Porém, essa minha contribuição não quase é nada quando comparada à do youtuber Vinícius Garcia,* que efetivamente preservou o legado de "Coelho Sabido: Jardim", disponibilizando o jogo para ser baixado no Internet Archive e publicando um vídeo de mais de 3 horas com o gameplay do jogo, que você pode assistir clicando na imagem abaixo, do simpático leão Léo. (No fim do post, você encontra uma explicação mais detalhada sobre o trabalho de conservação de jogos antigos realizado por Vinícius Garcia)
        Contudo, se formos comparar com outros jogos que também são reis da nostalgia, tais como The Sims 1 e a trilogia Donkey Kong Country, tenho de admitir que, infelizmente, este é um jogo que não resistiu aos passar dos anos. Ao contrário desses outros jogos mencionados, que em certo sentido são atemporais, Coelho Sabido é algo do passado que ficou no passado. Não só por ser um jogo específico para o público infantil (3 a 5 anos) — de forma que para nós, que éramos o público-alvo e não o somos mais, hoje já não tenha tanto sentido — como porque, para as crianças de hoje em dia, é um jogo que não cativa tanto, provavelmente por ser muito datado (isto é, desatualizado, antigo), que não tem como competir com os jogos atuais. Afinal, estamos falando de um jogo feito há quase um quarto de século, na virada dos anos 2000.
        Fiz o experimento e coloquei minha sobrinha (que nasceu em 2018) para jogar. Para a minha surpresa e alegria, ela até se divertiu por alguns minutos. Entretanto, ela rapidamente enjoou e não quis mais saber do carismático Coelho Sabido. E então eu percebi que Coelho Sabido só tem lugar nas memórias daqueles que o jogo cativou quando era seu tempo. Ou seja, dentro do campo da nostalgia, Coelho Sabido é marcante, poderoso, digno de carinho e admiração; fora deste campo, porém, talvez não muito. Ao menos não hoje em dia. Exatamente por esse motivo, atribuo ao jogo nota 8.


         Para finalizar esta análise, trago dois comentários deixados no vídeo do Youtube:
@henriquel5074: "Essa é a obra prima dos jogos infantis!"
@barrosmusic2245: "Eu jogava bastante quando eu era pequeno, hoje vou colocar meu filho pra jogar. O mundo dá muitas voltas... É muito emocionante."

NOTA:
8
/10
*
        Vinícius Garcia — ou Vinizinho — é um entusiasta apaixonado por jogos antigos que desempenha um papel fundamental na preservação da rica história dos jogos em CD-ROM dos anos 90 e 2000 no Brasil. Nesse período, inúmeros jogos foram comercializados em bancas de revistas e camelôs. Muitos desses jogos deixaram uma marca inapagável nas memórias de toda uma geração, mas a informação sobre eles é escassa, e encontrar versões para download é uma tarefa árdua. Por vezes, a existência de alguns desses jogos parece tão obscura que as pessoas duvidam se eles realmente existiram, como "O Rei Leão: Centro de Atividades" (1994) e "Supermercado 3D" (2003).
        Em 2020, Vinícius iniciou um projeto notável. Ele se propôs a resgatar esses jogos e torná-los disponíveis ao público, catalogando todas as informações conhecidas sobre eles e gravando gameplays completos dos jogos sempre que possível. Este é um esforço colossal, mas graças à colaboração de dezenas de indivíduos voluntários, já foram encontrados mais de 200 jogos antigos, com foco especial nos jogos infantis, que são particularmente difíceis de se encontrar. Seu compromisso é com a preservação de jogos abandonware, ou seja, jogos que não podem mais ser obtidos legalmente.
        Vinícius desempenha o papel de organizador nesse processo. Seu canal no YouTube, que ganhou grande reconhecimento, serve como um ponto central para essa missão. Muitas pessoas que compartilham seu interesse entram em contato com ele, oferecendo suas próprias coleções pessoais de CD-ROMs. Vinícius cura esses jogos, ensina a extrair os arquivos .ISO quando necessário e disponibiliza os jogos no Internet Archive, sempre creditando aqueles que guardaram esses CDs por anos.
        Esse sistema colaborativo está ajudando a recuperar as memórias de milhares de pessoas que cresceram jogando esses títulos nostálgicos. O trabalho de Vinícius é um tributo à paixão por jogos antigos e à importância de preservar a cultura dos jogos, garantindo que as futuras gerações tenham acesso a esses tesouros do passado.